
HIV
Um pouco sobre...
Definição:
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Biologia:
O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Cuidados e Recomendações Básicas
Para que um programa de atividade física alcance maiores efeitos benéficos à saúde dos indivíduos HIV+, é necessária prescrição adequada que englobe componentes de força e aeróbio, devido à especificidade de cada treinamento. Quanto à intensidade do exercício, não existe consenso com relação à carga máxima de esforço para HIV+, pois estudos com protocolos de treinamento de alta intensidade encontraram resultados favoráveis e seguros, contradizendo a ideia de que exercícios intensos colocam em risco a saúde dos soropositivos.
Sendo assim, com base na literatura consultada e na experiência prática dos autores, destaca-se a importância do conhecimento da real condição clínica do aluno, para que, ao se prescrever um programa de atividade física, o seu limite de esforço não seja superestimado e nem subestimado.

Alguns dos Benefícios

Aumento e manutenção do VO2máx

Aumento dos linfócitos T CD4+

Aumento nos neutrófilos circulantes duas horas após uma sessão de exercício

MARQUE UMA CONSULTA CONOSCO
Estamos prontos para te receber.
Clique no botão abaixo para falar conosco pelo WhatsApp, ou nos mande uma mensagem para (11) 95810-1742.
Oferecemos uma consultoria gratuita para você testar.
Aguardamos o seu contato!