Image by Robina Weermeijer

CARDIOPATIAS

O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes:

• Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. Nos casos mais graves costuma ser percebida logo que o bebê nasce; nos casos menos graves pode ser diagnosticada quando a pessoa já está na idade adulta.

• Doenças no miocárdio - são defeitos no músculo do coração. Em muitos casos, o órgão não consegue bombear o sangue adequadamente.

• Infecção no coração - são causadas quando bactérias, vírus, fungos ou parasitas alcançam o músculo cardíaco.

• Cardiopatia de válvulas - o coração tem quatro válvulas que abrem e fecham para permitir o fluxo de sangue no órgão. Uma variedade de fatores podem danificar as válvulas, causando a doença.

• Cardiopatia hipertensiva (VIDE A SEÇÃO ESPECÍFICA DE HIPERTENSÃO AQUI NO SITE) - é uma consequência da pressão arterial alta, que pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos e causar a doença.

• Cardiopatia isquêmica - causada pelo estreitamento das artérias do coração pela acumulação de gordura, o que leva à diminuição da oferta de sangue para o órgão. A doença pode gerar anginas (dor no peito) ou, nos casos agudos, infarto.

Image by Robina Weermeijer

Cuidados e Recomendações Básicos

Mesmo que a prática regular de atividades físicas seja boa para controlar os níveis de colesterol, triglicérides, diabetes e evitar patologias cardíacas, pessoas que possuem cardiopatia devem ficar em alerta.

O regulamento para alguns exercícios deve ser individualizado, pois os tipos de atividades sem acompanhamento profissional, ou por conta própria, podem prejudicar mais do que fazer bem ao coração.

Por isso, oferecemos o melhor suporte para sua recuperação, e manutenção da saúde cardiovascular.

Aumento nos níveis do bom colesterol (HDL), e diminuição de triglicerídeos

Melhora da capacidade cardiorrespiratória

Aumento na quantidade de vasos sanguíneos nos músculos ativos